sexta-feira, 9 de março de 2012

Caso Maria Clara: Justiça determina que menina seja periciada.


Sexta, 09 de Março de 2012 - 11:00

Caso Maria Clara: Justiça determina que menina seja periciada

por Cláudia Cardozo


A juíza substituta Mei Lin Wu Bandeira, da 11ª Vara Federal acatou parcialmente o pedido feito pela Defensoria Pública da União na Bahia (DPU-BA) sobre a necessidade de se fazer uma perícia na menina Maria Clara, que foi repatriada a Portugal em dezembro do ano passado, por uma decisão da Justiça Federal na Bahia. O defensor público João Paulo Lordelo, que defende o caso, nomeou um psicólogo para a realização de perícia da menina de seis anos. A juíza determinou, porém, que a perícia fosse feita de forma indireta, com a análise da documentação anexada ao processo, já que a menina não está no país e não atendeu ao pedido de fosse produzido prova testemunhal.

A defensoria apresentará toda a documentação para realização da perícia, mas recorreu da decisão da juíza ao salientar que a perícia deve ser realizada de forma direta, após o retorno de Maria Clara ao país. Em entrevista para o Bahia Notícias, o defensor público afirmou que a perícia pode ser inconclusiva feita à distância. “A perícia indireta, feita somente com a análise da documentação pode ser inconclusiva. A perícia precisa ser realizada na presença da criança para que seja esclarecido o que melhor para ela”. Lordelo explicou que as partes terão que apresentar questionamentos para que o perito possa esclarecer na análise indireta. “Já apresentamos os questionamentos de qual é a vontade da criança, qual o melhor local para se desenvolver. A partir disso, a perícia emitirá um laudo para Justiça, que corre o risco de ser inconclusivo”. O defensor ainda reforçou a necessidade de que as testemunhas também sejam ouvidas. A decisão da magistrada, para o defensor, é mais um indício da necessidade de prova pericial para a resolução do caso.

Além da perícia, a Justiça determinou que a União preste esclarecimentos sobre as medidas tomadas para o retorno de Maria Clara o quanto antes para o Brasil. Na última semana, foi confirmado que as autoridades portuguesas já têm conhecimento da decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que ordenou a volta da criança ao país, e que o advogado do pai da menina já foi notificado da decisão.

Link: http://www.bahianoticias.com.br/justica/noticia/43168-caso-maria-clara-justica-determina-que-menina-seja-periciada.html

4 comentários:

  1. Adriana
    ESta juiza foi culpada e de uma covardia sem igual. Eu como pai não sei o que passava em minha cabeça nesta hora. Não entregaria a menina em hipotese alguma. Sabia-se que iria correr rios de sangue nesta hora, inclusive esta juiza iria pagar este pato porque eu como meus amigos e parentes formariamos um cangaço comigo sendo o lampião.

    ResponderExcluir
  2. O que essa Juíza fez é inaceitável!
    Que Deus traga a Maria Clara de volta o quanto antes e acabe com o mal que essa juíza fez a ela e a sua família!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio e solidariedade minha querida. Continuo na luta, o mal não há de triunfar!!! Bjoo grande.

      Excluir
  3. Ola Adriana, de vez em quando passo aqui para acompanhar seu caso.
    Tudo eh muito triste!
    Continuo em situacao desesperadora e piorando a cada dia... Se conseguir aguentar as injusticas, porque justica nao existe, talvez permaneca com meu filhinho.
    O f.d.p. do meu advogado me abandonou...enfim, fica dificil colocar numa escala qiem eh pior nessa historia toda...
    Acho que as pessoas a minha volta estao se transformamdo em monstros, como em filmes de terror, e eu sigo fugindo com meu filhinho para escaparmos...
    Beijo

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário.