segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

CASO MARIA CLARA: 14 dias- o tempo urge!!!

http://www.mp.ba.gov.br/imprimir.asp?cont=2963 

Assessoria de Comunicação Social        Classificação da Notícia: Institucional
01/04/2011 16:49:01Redatora: Maiama Cardoso MTb/BA - 2335
Cônsul de Portugal visita PGJ e acena para
 possibilidade de cooperação entre os órgãos
Diplomata de larga experiência, que já se dedicou às atividades consulares em países como a França e Moçambique, o cônsul de Portugal na Bahia, José Manuel Lomba, visitou o procurador-geral de Justiça Wellington César Lima e Silva na tarde de hoje, dia 1º. Na reunião, que contou com a participação do procurador-geral de Justiça Adjunto José Gomes Brito, o cônsul destacou o “prazer em conhecer a Instituição e cumprimentar o procurador-geral”, demonstrando plena disponibilidade para desenvolver atividades de cooperação com o MP baiano. “Um encontro profícuo, que traz ao MP a oportunidade de estreitamento dos laços com o Consulado no sentido de que seja possibilitado o intercâmbio de informações sobre eventos de ciência e cultura”, assinalou o PGJ, destacando que “o cônsul demonstrou cultura e erudição, bem como extremo conhecimento sobre as características e singularidades da colônia portuguesa na Bahia e no Brasil nos dias de ontem e hoje”.

Ao cônsul português, Wellington César sugeriu o estabelecimento de diversas modalidades de convênio ou acordos de cooperação que permitam aos membros do MP da Bahia ter acesso livre e direto aos serviços consulares existentes, dentre os quais a disponibilização de informações sobre os eventos científicos e culturais, a aceleração de procedimentos burocráticos no âmbito do Estado brasileiro, bem como a possibilidade de intercâmbio entre os Ministérios Públicos da Bahia e de Portugal por intermédio do corpo diplomático. O desafio, assinalou o diplomata, “foi muito bem apresentado pelo procurador-geral e nos traz o compromisso de pensar formas para concretizá-lo, o que deve ser debatido em novos encontros”. Agradecendo a visita, Wellington César presenteou José Manuel Lomba com o material alusivo à comemoração dos 400 anos do MP Brasileiro: o livro intitulado “A História do Ministério Público do Estado da Bahia – 1609-2009”, iniciativa que, segundo o PGJ, foi engendrada ainda na gestão do ex-procurador-geral de Justiça Lidivaldo Britto, que encontrou suporte, inclusive, na ação do também antecessor cônsul, João Paulo Marques Sabido Costa. José Manuel Lomba também recebeu do PGJ a medalha comemorativa do IV Centenário do MP Brasileiro.
 
Fonte: Ministério Público do Estado da Bahia
www.mp.ba.gov.br






Espero que esse estreitamento de laços entre o cônsul português e o  Ministerio Público, tenha sido  profícuo, que realmente  sirva para dirimir a burocracia e de certa forma, que funcione como um elemento  facilitador no caso de MARIA CLARA. Rogo, que haja um breve entendimento entre o Estado Português e o Estado Brasileiro, que consigam aparar suas arestas e que  atraves das vias diplomáticas consigam fazer cumprir a decisão do TRF, proferida pelo Desembargador José Amilcar Machado. Aguardo ansiosamente pelo fim do recesso do judiciário, e pelo posicionamento da União com relação ao retorno de minha filha ao país.
Desejo que o Brasil cumpra com o seu dever de olhar pelos seus cidadãos, eu e minha filha somos brasileiras, Maria Clara nasceu no Brasil, é baiana. Todos nesse país têm direito a defesa. Por que não tive direito a uma audiência? Por que a juiza concedeu a tutela antecipada de oficio, o que é vedado pelo art. 273 do CPC? Por que meu ex-marido comemorava  na sua rede social em 11/12/2011 o retorno de Maria Clara a Portugal, quando a decisão da juiza só foi publicada no dia 19/12/2011? Por que  a juiza só publicou a decisão às vesperas do recesso do judiciário, criando assim uma enorme dificuldade pra que  eu pudesse me defender?
A juíza da 11ª Vara Federal, foi induzida a erro por conta da  sua precipitação. O problema agora, é corrigir esse equivoco, porque por conta dele, minha filha está agora em Portugal, incomunicável. Não falo com minha filha faz exatos 14 dias. São 14 longos e penosos dias. Não sei se minha filha está bem, se tem se alimentado, se está triste, se chora, se está com medo, saudades de mim e da familia. Nada, absolutamente nada!
Não vou me calar,e  não vou desistir de minha filha jamais!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário.