terça-feira, 3 de janeiro de 2012

CASO MARIA CLARA: DECISÃO EQUIVOCADA É PREMIADA PELA JUSTIÇA BAIANA!

A menina Maria Clara, de seis anos, que foi repatriada para Portugal após decisão da Justiça baiana, no último dia 19, em favor do pai dela, o português José Eurico Rodrigues Santana, não deve voltar a ver a mãe, a baiana Adriana Rocha Botelho, tão cedo. Isso porque, a União apresentou um pedido de reconsideração ao plantonista do Tribunal Regional Federal em Brasília (TRF-1), no último dia 29, sustentando que, como Maria Clara já estava em terras lusitanas, seria muito prejudicial à criança que fosse determinado seu retorno ao país de forma imediata, tendo em vista a instabilidade da situação.

A guarda da menina é disputada pelo empresário português e a estudante baiana, que estão separados há dois anos. Ao apreciar o pedido da União, o plantonista Olindo Menezes entendeu que a situação deveria ser resolvida pelo relator natural do agravo de instrumento, e não durante o recesso, quando o Tribunal funciona de forma precária. Desta maneira, sustou a decisão que havia determinado o retorno de Maria Clara ao país, até apreciação definitiva pelo relator do agravo de instrumento. “Para que a criança não seja tratada como um objeto, a ser levado para lá e para cá – a expressão final de dignidade da pessoa humana impede que ela seja tratada como meio ou como objeto de processos estatais –, susto temporariamente o cumprimento da decisão de fls. 325 - 328, em todos os seus termos, inclusive no desdobramento agora antevisto (retorno da criança de Portugal), até que o relator natural do agravo de instrumento, findo o recesso, aprecie também o pedido de reconsideração de fls. 331 – 332”, diz trecho do dispositivo.

Mãe indignada – A mãe de Maria Clara, que soube da nova resolução através do Bahia Notícias, na tarde desta terça-feira (3), se disse estarrecida com o desdobramento do caso. “É o absurdo dos absurdos. Quer dizer que por um erro da juíza, Ana Carolina Dias [Lima Fernandes da 11ª Vara da Justiça Federal, na Bahia], minha filha vai continuar em Portugal. Isso é um escândalo”, bradou Adriana. Ela lembrou que a decisão de cessão da guarda ao ex-marido foi tomada ainda antes da realização de qualquer audiência e apontou indícios de que o português tinha informações privilegiadas sobre o processo. “A decisão foi tomada no dia 19, mas já no dia 11, como vocês do Bahia Notícias registraram, ele já comemorava a decisão favorável. É inacreditável”, reclamou. Desde o dia 20 de dezembro, quando entregou a filha ao Consulado Português na Bahia, a estudante não tem notícias da filha.

Luz no fim do túnel – Apesar da decisão desfavorável, o defensor público João Paulo Lordelo diz que há um ponto a ser comemorado. Segundo ele, a autoridade central de Portugal já foi “comunicada da necessidade de retorno de Maria Clara ao Brasil, o que faz com que os portugueses fiquem atentos à situação”.

Entretanto, o representante da Defensoria Pública da União na Bahia (DPU-BA) voltou a lamentar a decisão da Justiça baiana, às vésperas do Natal, que permitiu que a menina saísse do país. “Com essa decisão, pode ser que acabe sendo premiada uma decisão equivocada, precipitada”, apontou, em conversa com o Bahia Notícias. Ainda segundo Lordelo, o pedido de antecipação da tutela recursal/efeito suspensivo do agravo que foi elaborado pela DPU-BA só voltará a ser apreciado a partir da próxima segunda-feira (9), quando a Justiça Federal (TRF-1) volta a funcionar.




Nunca vou desistir de você, minha princesa!!!

10 comentários:

  1. É Triste su caso.
    Desejo que pronto poda ter a sua filha de volte.
    Forças!

    ResponderExcluir
  2. Vou esta orando minha querida, pois isso que fizeram c vcs duas é um absurdo. Principalmente uma filha deve sempre estar junto de sua mãe.

    ResponderExcluir
  3. Nossa justiça é mesmo muito injusta...Peno com um processo de adoção ha 2 anos e 3 meses...Gostaria de saber pq uns tem tanto privilegios e outro penam tanto...Deus lhe ilumene e te console...

    ResponderExcluir
  4. Adriana, só posso dizer a vc por mais dificil que seja LUTE e tenha PACIÊNCIA, td vai se resolver e Maria Clara logo estará de volta aos teus braços, enquanto isso se fortaleça.Bjs

    ResponderExcluir
  5. Voce deveria criar uma peticao na internet para nos assinar-mos, porque vc esta viva a filha e sua. E muito de diferente do caso Sean Goldman em que o Pai vivo e mae estava morta e estava perdendo a filha para uma madrasta Avo,e um Padrasto palhaco, que ate hoje me causa indignacao.
    Mas como Mae, deve tem direito a guarda da sua filha. vamos lutar por isso conte comigo meu facebook, email, esta tudo a disposicao.
    Sou pai tenho duas lindas filhas, mas o meu amor por elas nao me levaria a ser egoista a ponto de tira-las da Mae, se eu a separasse da minha esposa hoje.
    Ate brinco com minha mulher se a gente separar vc me da pelo menos um fim semanda com minhas gatinhas e clro..! seu idiota kkk! responde ela sempre brincando.
    Mas isso e porque nos temos Deus no coracao e amor ao nosso proximo e as nossas flihas.
    quando temos fe em Deus e amor ao nosso proximo e escolhemos alguem com os mesmos valores as ficam mais faceis.

    Deus te abencoe
    forca ai

    Sidney Pires

    ResponderExcluir
  6. Adriana,

    Não perca a esperança JAMAIS.
    Essa luta esta apenas começando, mas a SUA VITORIA É CERTA! Maria Clara irá voltar!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. A Justiça brasileira é mesno uma piada! Isso é revoltante. Como podem considerar o retorno da criança que se encontra há 15 dias em terras lusitanas "prejudicial emocionalmente" e acharem tranquilo o fato de arrancar a menina às pressas da mãe e do local onde morava há 1 ano e ainda deixá-la sem contato nenhum com a mãe????

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela solidariedade Sr. Sidney Pires.Venho informa-lo que já existe uma petição Pública que pede o retorno de Maria Clara, inclusive está no perfil desse Blog e tambem em um dos post que fiz. De qualquer forma, agradeço a sugestão e mais uma vez agradeço o apoio. Fique com Deus!!
    Assinem o abaixo- assinado- Vamos trazer MARIA CLARA DE VOLTA!
    Trata-se de uma petição pública, o link está logo abaixo!
    http://peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N18418

    ResponderExcluir
  9. Adriana, gostaria de me comunicar contigo, terias como passar teu e-mail ?

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário.